domingo, 5 de junho de 2011

Alepa: Os infiltrados



Quando se fala em Promotores ou Procuradores, a ideia que se passa é de justiça, investigação e cadeia aos bandidos. Pois é, essas características foram retiradas de alguns procuradores que são suspeitos de privilegiar o ex-deputado e presidente da câmara, Domingos Juvenil.

A notícia foi divulgada neste domingo pelo Jornal O Liberal, segundo a reportagem, os promotores de justiça que fizeram o pedido de providências ao Ministério Público Federal (MPF) e à Procuradoria Geral da República (PGR) para punir celebres procuradores corruptos.

Os promotores responsáveis pela investigação interna tiveram seus nomes em sigilos. Mas o pedido de providência feito por eles não alegrou nada o procurador-chefe da República no Pará, Ubiratan Cazetta, que justificou dizendo que o MPF não tem propriedade para analisar o pedido dos promotores.

 
Entre os investigados está o procurador Geraldo Rocha que foi nomeado pelo procurador-geral Eduardo Barleta, para ocupar duas coordenadorias para investigar os crimes feitos por Domingos Juvenil. Entretanto, Rocha faz parte da gigantesca rede de relacionamentos que o ex-deputado possuí, o que gera um grande mal estar. Imagine você investigando seu próprio amigo! Faria isso? Rocha disse que sim, mas não convenceu.

 
 
Um pouco sobre Rocha - Ele passou quatros anos comandando o MPE, o que é um recorde no Pará. De acordo com a investigação, Geraldo fazia acordos com promotores novatos que trabalhavam em comarcas distantes, conhecidas com terceira entrância. Em troca de apoio, Geraldo usava de sua influencia para fazer com que esses promotores novatos subissem de entrância, até chegar a primeira (Belém), ou em localidades oportunas.


Voltando a Alepa, Geraldo Rocha e Eduardo Barleta sem dúvida eram aliados, e faziam parte da rede de relacionamento de Juvenil. A prima de Barleta, Rosana Castro Barleta, é uma das investigadas no Caso Alepa, ela é chefe do Controle Interno da casa. O que também gera certo desconforto, quem você escolheria para investigar sua prima? Um amigo!


Quanta maracutaia heim?! O MPE que deveria ser o representante da sociedade nos tribunais, está envolvida em um caso que a cada dia revela novos truques usados por Domingos Juvenil. A maior preocupação dos promotores que fizeram parte da investigação interna é que essas denúncias abalem a credibilidade do MPE, que deve perder a imagem de instituição honesta e justa.


Aí vem a pergunta sem resposta: Aonde vamos parar?
Só Deus sabe!


Por Pedro Cavalcante

2 comentários:

  1. Gilberto Gomes Santos5 de junho de 2011 às 18:41

    Falow bem, infiltrados mesmo. Para pra pensar nos milhares de esquemas que são escondidos justamente por pessoas como essas aí que não cumprem com seus direitos.

    ResponderExcluir
  2. Estamos mal heim! A cada dia ficar pior a situação na Alepa. Como li em outra matéria, a sujeita está saindo pelos lados

    ResponderExcluir