sexta-feira, 3 de junho de 2011

O QUE FALAR DO BRASIL?

O escândalo da Assembléia Legislativa do Pará é mais uma tapa na cara da sociedade. A ex-chefe da folha de pagamento, Mônica Pinto, foi acusada  dentre outras coisas, de estelionato e se tornou a chave principal desse episódio desastroso da corrupção nacional. Junto com a ex-funcionária da casa, outras pessoas também foram envolvidas e acusadas nesse esquema fraudulento. Personalidades como o ex-deputado Robgol foi acusado de empregar familiares na Alepa e também é investigado em relação à origem do valor de 500 mil reais encontrados em sua residência. O advogado do ex-deputado logicamente, alega que o dinheiro pertencia ao acusado e não a Alepa. O ex- presidente da Alepa, Domingos Juvenil, também é um dos que estão envolvidos em irregularidades durante o exercício do cargo. Segundo o Ministério Público Estadual, o Juvenil é responsável pelo desvio de no mínimo 800 mil por mês dos cofres públicos, pois como Presidente, era ele quem ordenava as despesas.


O fato é só um, esses são apenas alguns nomes conhecidos citados por envolvimento em corrupção, porém não são os únicos participantes do escândalo da Alepa. E também não foi o primeiro e, com muito pesar, não será o último a acontecer em nosso país. Pois o que acontece é o seguinte: A política em nosso país já anda mal das pernas há muito tempo. O povo já está descrente com os nossos representantes e governantes. O que falar de um Brasil, onde políticos mentirosos fazem campanhas e promessas absurdas e mentirosas durante as eleições, muitas vezes sem a necessária cautela em saber se essas possuem embasamento, e depois não as cumprem, fazendo com que a população fique sem direção e o pior é que essa mesma população ainda vota nesses mesmos políticos nas eleições seguintes por acreditar que eles dessa vez possam estar “falando sério” e crer que o país ainda tem solução. Afinal de contas “Nós somos brasileiros e não desistimos jamais, certo? Ou então, a população ainda vota nesses governantes por simplesmente esquecer o passado (Já ouvimos o famoso ditado: Brasileiro tem a memória curta). O que falar de um Brasil onde políticos mentirosos e explicitamente corruptos enganaram seus eleitores cometeram atos grotescos de roubos de cofres públicos e depois ainda tentam se reeleger. Nesse caso não adianta por em pratica leis como “Ficha Limpa”, que anima o povo, que de desiludido passa mais uma vez a esperançoso, de que os corruptos não chegarão ao poder novamente. O que acontece? Uma boa parte da população que foi lesada votam neles e os premiam com o gostinho da vitória.


Mesmo assim, existem muitas pessoas que não se conformam com o triste desenrolar da nação e de alguma forma querem protestar. Seja  de que maneira for. Seja pintando a cara e marchando nas ruas como soldados prontos para ao ataque a corrupção (Saudades dos tempos dos caras-pintadas que ajudaram a tirar o ex-presidente Collor do poder), ou seja, votando em palhaços engraçados para ocupar um cargo de grande seriedade. Resposta óbvia para o descrédito que todos nós somos tomados. Agora eu me pergunto, que país é esse? Escândalo da Alepa, CPIs de outras e mais, tudo isso ainda vai acontecer. Mais atenção: Só vai acontecer enquanto nós realmente deixarmos acontecer. Agora eu pergunto...

O QUE FALAR DE UM BRASIL?

Por Gilson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário