sábado, 4 de junho de 2011

Ficha Limpa: Uma lei duvidosa

O projeto Ficha Limpa é uma campanha da sociedade cívil brasileira com o intuito de melhorar o perfil de nossos candidatos as eleições. É uma tentativa de colocar "ordem no galinheiro", de não aceitar de cabeça baixa, que os políticos corruptos do Brasil mandem e desmandem, façam atrocidades no governo e ainda consigam se reeleger.


O projeto circulou por todo o país. Foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor e isso corresponde a 1% dos eleitores brasileiros. No dia 29 de setembro de 2009, o projeto foi entregue ao congresso nacional junto com as assinaturas coletadas. Nas eleições ocorridas ano passado, houve grandes dúvidas por parte da população se essa lei iria realmente vigorar naquele período. Todos acreditaram que a lei estava e pleno funcionamento, tanto que candidatos que ganharam as eleições não assumiram o poder, por estarem barrados por ela, a ficha limpa.


O que aconteceu foi a anulação da validade da lei em 2010. Os políticos que estavam apavorados por temer não assumir o poder novamente poderam respirar aliviados, ou seja, gritaram em alto e bom tom para que todos podessem ouvir: Viva a democracia. Afinal de contas, se foi uma eleição justa em que o próprio povo alegeu, fazer o que né?


A lei da Ficha Limpa, ratifico, é uma passo importante para a caminhada a uma sociedade mais honesta, onde os poderosos honestos estarão finalmente aptos a nos representar. O fato é que qualquer candidato que não tenha o menor temor de que esteja a fazer a coisa errada, não vai se importar que sua vida seja investigada, que seu passado político venha à tona. Quem não deve não teme e quem deve, com certeza deve ficar bem afastado do governo. Se os políticos corruptos entendessem que se trata de moral, que é dever moral não forçar a barra para manter o cargo, seria tudo mais fácil. A lei pode ainda não vigorar e a farsa continuar, mas ainda assim será imoral essa situação.


Para as eleições de 2012, não há garantias de que a lei da Ficha Limpa também funcionará. A lei poderá ter alguns dispositivos questionados. A norma prevê 14 critérios de inegibilidade que podem vir a ser atacados no Supremo Tribula Federal pelos candidatos que possivelmente possam ser barrados nas eleições municipaos de 2012.


 Lei da Ficha Limpa, vai funcionar em 2012 ou vamos ter que esperar mais uns anos para ver uma lei de valor como essa sendo posta em prática?

Por Gilson Santos

2 comentários:

  1. Um bando de safado... concordo, se eles não devem, porque estão temendo. Isso é para a população ficar atenta e pensar melhor quando votar

    ResponderExcluir
  2. No Brasil? Acho dificil porque... aqui a impunidade reina!

    ResponderExcluir