terça-feira, 7 de junho de 2011

NOVOS TEMPOS, NOVOS ÍDOLOS

                                                                             
           O tempo está mudando. Novos tons dão a cara no cenário do Brasil. Cenário esse que passou por grandes turbulações no passado, no presente e ,quem sabe, no futuro. As manchas de corrupção, desmando, atrocidades, vergonhas, impunidades, protestos, impeachament, mensalões, mensalinhos, ofensas dentro do senado, roubos dos cofres públicos, CPIs, escândalos, falcatroas, disputas eleitorais vergonhosas e degradantes aos olhos dos eleitores,.., nossa, eu poderia dizer muita coisa que já testemunhei nos meus anos que acompanho a história política do Brasil e do mundo também, tudo isso foi construindo na mentalidade das pessoas uma visão muito duvidosa do governo e dos governantes. Você confia no seu Presidente da República (Ou Presidenta)? Confia em seu Governador? Em seu Prefeito? Diga a verdade!O que dizer então dos deputados e vereadores. Nossa, nos tempos de eleições aparecem aquelas propagandas políticas obrigatórias e o próprio nome já está dizendo, "obrigatórias". É assim porque o povo perde a paciência com pessoas de todos os rostos falando o que querem, tentando se candidatar e ganhar a confiança do elitorado, mas poxa, seria bom muitos tentarem decorar o seu texto pelo o menos, não é mesmo? Muitos candidatos falam e não sabem nem o que estão falando, não passam a menor confiança, não exprimem nem um pouco de credibilidade e nem sequer olham para a câmera. E isso passa confiança? A resposta é não. Parece chato e a propaganda obrigatória fica incoveniente. Apesar de propaganda quase beirar o cômico e muita gente dar risada da cara dos candidatos vereadores e deputados,a verdade é que existe sim pessoas que usam aquele espaço realmente para beneficiar o bem público. São aspirantes a ídolos que necessitam daquele espaço. Em todos os meus anos que acompanho a política no Brasil e no mundo, já pude testemunhar muitas histórias assombrosas do fantasma de uns que só querem o poder para dominar e ganhar dim dim ( dinheiro para os que não sabem), mas mais uma vez ressalto que os que se interessam de verdade com o povo e são aspirantes à novos ídolos. Disputas presidenciais são diferentes. São mais elegantes com propagandas estilo novela mexicana. Porém, da mesma forma, são aspirantes a ídolos. Não esqueçamos a parte que citei das defamações entre candidatos, disputas vergonhosas. Muitas vezes, se iguala a uma baixaria sem limites.




    Serra e Dilma estiveram em um embate decisivo, onde o mais forte seria o novo ídolo do Brasil. De um lado, José Serra queria chegar ao poder presidencial de uma vez por todas. Do outro lado, Dilma Roussef queria ser a primeira mulher a se tornar presidente no país e, é claro, dar continuidade à administração vitoriosa do PT. Entre tapas e beijos...
   ...vivia Serra e Dilma nessa acirrada disputa eleitoral. Quem levou a melhor? Dilma! Ela ganhou e se tornou o novo ídolo do Brasil, apesar do evidente desespero de seu oponente.
          Tempos diferentes? Uma luz no fim do túnel? É o que todos nós queremos. Mas vale lembrar que muitos que passaram pelo poder supremo também conseguiram o status depois de fazer uma campanha enganosa em que o rostinho bonito e a juventude expressiva falavam mais alto. É isso mesmo! Fernando Collor de Melo foi um candidato a ídolo, que chegou com tudo, fez um sorrisinho besta em frentes as cãmeras e se posicionou ao melhor ângulo diantes delas para o povão de Deus ser enganado. Resultado? Ele levou a melhor na época e se tornou ídolo. Idolatria verdadeira para um ídolo falso e corrupto. Impeachment nele, mas vergonha para um país desacreditado.
Mas minha gente, esse cidadão ainda consegue se manter até hoje na política. Meu Deus! Que país é esse? Bom, acredito na democracia, mas sem falta de crítica. Esse ex-ídolo merece uma página especial.
          Entre ídolos atuais e ídolos antigos, são muitas as caras circulando por nossa memória e pelo planalto. A verdade é que a corrupção é uma marco do passado, do presente e se Deus quiser, não do futuro. Agora, acredito no presente e com otimismo (Nada disso de que sou brasileiro e não desisto nunca, pois estou farto de frases feitas e slogans ensaiados para que o povão de Deus aceite com mais paciência seu destino incerto). Penso que devemos crer nesse país e de quem está a frente dele. Não somos mais crianças, já passamos por essa fase. Devemos aprender com os erros. Enxergar coisas que antes havia uma trava, entretanto agora está praticamente óbvio. A Presidente Dilma Roussef está em uma posição de ídolo, que deve ter confiança até que se prove ao contrário. Aquele ex-presidente que falei, foi descoberto e expulso do poder, deixando a função de ídolo. O ex-presidente Lula terminou seus dois mandatos como um líder popular.Muitos viram e adimiraram seus feitos. Alguns episodios megaduvidosos em seu governo, mas nada provado em relaço a ele, ídolo se tornou.
          Roseana Sarney quase chegou ao caminho de um ídolo, mas foi derrubada , quando através de intrigas da oposição ou não, sua carreira política foi ameaçada.

          Vamos todos aprender a lição. Vamos votar e votar muito e no final saber quem vai ser o novo ídolo do Brasil.

E você? Quem é seu ídolo na política?



Por GILSON SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário